A Vereadora Lara Sousa deu as boas-vindas, ontem, na ilha Graciosa, ao piloto Jiří Pruša, que chegou à nossa ilha após ter realizado, no dia anterior, um dos mais longos voos diretos alguma vez efetuados em ultraleves. O piloto completou uma viagem de 7 horas e 30 minutos até ao Faial, num percurso que reforça a capacidade técnica do ultraleve Shark 600, registo OK‑BUG11, conhecido como “Know no limits”-II, e evidencia a dimensão internacional do projeto que tem vindo a desenvolver.
A deslocação subsequente à Graciosa permitiu assinalar este feito aeronáutico e reconhecer a importância de iniciativas que projetam o nome da ilha além‑fronteiras. A presença de Jiří Pruša representa não apenas um marco pessoal e tecnológico, mas também uma oportunidade de valorização externa da Graciosa, aproximando a ilha de redes e comunidades ligadas à aviação, ao turismo e às viagens de exploração.
Para a Vereadora Lara Sousa, este é um momento que merece registo público, pela singularidade do voo e pelo contributo que traz para a afirmação da Graciosa. A Câmara Municipal sublinha que acolher protagonistas e projetos desta natureza reforça a visibilidade da ilha, dignifica o trabalho desenvolvido localmente e evidencia a capacidade da Graciosa em integrar rotas e desafios de alcance internacional.

