O Reservatório de Água do Atalho é um tanque de água desativado, localizado em Santa Cruz da Graciosa.
A Rota da Água na ilha Graciosa é uma viagem pelo engenho e esforço da comunidade local em ultrapassar a dificuldade da falta de água. A escassez obrigou à construção de uma rede de recolha e gestão da água com o aproveitamento das poucas nascentes e da chuva.
A população graciosense teve a necessidade de improvisar e conceber estruturas para a recolha e retenção de água nas casas e também nos campos para a lavoura. E para fazer face a toda a necessidade humana e posteriormente às atividades agrícolas, foi idealizado em Santa Cruz um dos reservatórios mais importantes da ilha. O Reservatório do Atalho.
Com capacidade para 1 800 metros cúbicos de água, o Reservatório foi inaugurado em 1866 depois de uma seca severa na ilha. A proveniência era de uma fonte pluvial, onde a água entrava pelos buracos que estão a cobertura.
A sua construção foi pensada com robustez para guardar uma grande quantidade de água, que por vezes enchia até ao teto. Apresenta uma cobertura abobada suportada por arcos de volta inteira assentes em colunas. Era através das clarabóias que se deitavam pedras de cal para limpar a água, para assegurar a sua maior pureza que depois abastecia a população, transportada por uma pequena saída por canos para os vários chafarizes.
O Reservatório do Atalho está seco e é uma atração de museu, que impressiona pela sua ideia arquitetónica e pelo seu tamanho.
O espaço é aberto ao público e faz parte da Rota da Água através da qual a Graciosa pretende ilustrar o engenho dos seus antepassados para obter e guardar água potável.
É necessário agendar visita, ligando para o número da Câmara Municipal.

